Portal da Sidra conhece os Mestres Sidreiros Ingleses

admin_sidras

Portal da Sidra conhece os Mestres Sidreiros Ingleses

A viagem do Portal da Sidra ao Herefordshire e ao Somerset foi um sonho concretizado. Apesar do enorme sucesso das suas sidras nos nossos spots, ainda não conhecíamos estes druidas pessoalmente. Estava mais do que na hora.

Há muito que conhecer os maiores mestres sidreiros ingleses estava nos planos do Portal da Sidra. No entanto, as restrições associadas à pandemia adiaram consideravelmente essas desejadas visitas.

A pretexto da nossa participação nos dois primeiros níveis do curso de Sidra da Beer&Cider Academy, ministrado pelo mundialmente famoso Gabe Cook, The Ciderologist, iniciámos um périplo pelas mais belas zonas do countryside inglês, na busca dos mestres sidreiros.

Com o verde da paisagem a perder de vista, sempre com o irrequieto rio Wye como companhia, percorremos animadamente as estradas do Herefordshire sob um sol esplendoroso e temperaturas de bater o dente. Uma pequena e necessária incursão ao País de Gales, na outra margem do Wye, permitiu-nos contemplar as ruinas de uma magnifica catedral do séc.XI, Tintern Abbey em Monmouthshire, e aquecer o corpo e a alma com um surpreendentemente bom café preto.

Foi nesta idílica zona do Herefordshire que fomos encontrar dois dos mais conceituados mestres sidreiros não apenas na ilha britânica, como em todo o mundo. E também sabemos que por lá pululavam alguns hobbits, mas com esses, lamentavelmente, não foi possível entabular conversa.

Oliver, o Mestre

Tom Oliver é, provavelmente, o mestre sidreiro mais conceituado e conhecido em todo o mundo.

Os idiossincráticos blends que cria são a sua marca registada. As suas fabulosas sidras e perries são complexas, ousadas e altivas, um verdadeiro deleite para os sentidos.

Tom é um homem bem-disposto, generoso e extremamente cordial. Apesar dos seus vastos afazeres (para além de sidreiro é também manager e engenheiro de som da banda inglesa Proclaimers!), Tom recebeu-nos com um sorriso rasgado e abraços acolhedores.

Ficámos maravilhados com o seu laboratório de alquimista e com as caves onde repousam as sidras, verdadeiro néctar dos Deuses. Provámos coisas novas, E que coisas, senhores!, as quais, em breve, estarão disponíveis no Portal da Sidra e no Restaurante Sidraria Celta Endovélico.

Obrigado, Tom, por seres uma pessoa fantástica e o mestre alquimista por excelência.

Ross on Wye, reis do bitter

A tarde-noite desse dia foi totalmente dedicada a um lugar a que podemos chamar casa: a Broome Farm da Ross on Wye Cider & Perry Co.

A maravilhosa família Johnson, Albert, Martin, o seu sábio e bem-disposto pai Mike e os seus animais de estimação (dois cães, uma gata e três alpacas) são uma referência incontornável no universo das sidras inglesas e mundiais.

As sidras e perries Ross são uma admirável conjugação das variedades de maçãs e peras dos seus enormes pomares, da sabedoria ancestral e da tradição, da inovação e do dinamismo que a nova geração soube imprimir. O resultado são produtos de elevada qualidade, com um evidente cunho tradicional e uma contemporaneidade que atrai novos segmentos de mercado.

Foram, de facto, horas maravilhosas aquelas que passámos entre provas na adega e no spot da família, Yew Tree Pub, a comer pizza, a beber sidras e cantar folk celta com os músicos presentes. O Portal da Sidra pensou até em mudar-se, definitivamente, para este refúgio paradisíaco rodeado de macieiras, um vasto jardim onde decorre o Ross Cider Festival e um pub muito acolhedor. Uma questão a ponderar, sem dúvida.

Obrigado, família Johnson, pelo vosso fantástico acolhimento e por nos deliciarem com um portfólio das melhores sidras do mundo, as quais estarão, brevemente, disponíveis no Portal da Sidra e no Restaurante Sidraria Celta Endovélico.

Pilton, o artista

Precisámos de um outro dia para visitar o bucólico Somerset. Lá, na pequena localidade de Shepton Mallet, fomos encontrar o Martin, o mago da Pilton, Somerset Keeved Cider.

Interrogávamo-nos se o Martin seria tão agradável como as suas criativas sidras. Definitivamente, sim! Fomos recebidos com uma extrema cordialidade e convidados a provar novos produtos que estarão disponíveis em breve no Portal da Sidra e no Restaurante Sidraria Celta Endovélico.

Degustar uma sidra da Pilton é como apreciar uma pintura delicada. Lisas ou keeved, respiram qualidade e engenho. Adorámos as cores, as formas, as notas, as texturas, os rótulos cheios de significado numa visita guiada por estas extraordinárias criações.

Obrigado, Martin Berkeley, por estes momentos inesquecíveis.

Share this post