admin_sidras

Exner Day

Exner Day no Restaurante Sidraria Celta Endovélico

O mês de Abril marcou a reabertura do Avalon Cider Garden e, para celebrar, recebemos a visita de Daniel Exner, o criador da fantástica sidra Exner.

Daniel Exner é um homem focado e extremamente profissional. As suas criações obedecem a padrões de qualidade, criatividade e posicionamento de mercado absolutamente inquestionáveis.

Os dias 28 e 29 de Abril foram quentes e animados com a visita de Daniel Exner ao Restaurante Sidraria Celta Endovélico. No Avalon Cider Garden, perante uma assembleia de convidados aficionados da sidra, Daniel dissertou entusiasticamente sobre os seus pomares, o processo de produção, as características dos seus produtos e a estratégia de marketing.

A Finca Gallinal, situada no coração das Astúrias, contempla 31 hectares, com mais de 13.000 macieiras de oito variedades de maçã de sidra das Astúrias com Denominação de Origem Protegida, plantadas desde 2006, respeitando a orografia natural do terreno formado por vales, rios e colinas.

APOSTA NA QUALIDADE

Na Finca Gallinal trabalha-se intensamente para produzir maçãs de sidra de máxima qualidade. Aos clientes também produtores de sidra são disponibilizadas informações sobre as características e origem das maçãs, o que lhes permite uma maior planificação e, consequentemente, um maior controlo sobre a elaboração das melhores sidras.

VARIEDADES DE MAÇÃS DA FINCA GALLINAL

Oito variedades de maçãs de sidra, todas classificadas com Denominação de Origem Protegida Sidra de Astúrias.

Amargas: Madiedo e Amariega

Doce: Verdialona

Semi-ácida: De la Riega

Ácida: Xuanina, Raxao, Regona e Durona de Tresali

São, ainda, plantadas outras variedades solicitadas pelo sector produtor de sidra, assim como a prova de variedades denominadas experimentais de previsão de pedidos futuros.

Todo o trabalho do ano está orientado a produzir as melhores maçãs possíveis. Para isso, primeiro é cuidado o terreno, a saúde da árvore e as características organolépticas das maçãs no momento da sua colheita: açúcar, acidez e taninos, a Santíssima Trindade de uma sidra de qualidade. As maçãs são apanhadas por variedade apenas no momento óptimo de maturação.

Portal da Sidra - Sidra Artesanal - Astúrias - Meia Doce

A Sidra Exner

Exner é uma sidra única, para degustar e desfrutar pela sua qualidade. Elaborada artesanalmente no Lagar Castañón a partir de 100% de mosto natural de variedades ácidas de maçã de sidra previamente seleccionadas na herdade Gallinal. É o resultado de cinco anos de cuidadoso e intenso trabalho de variedades e processos de colheita e fermentação, segundo métodos tradicionais. 100% sumo. 100% maçã de sidra. Sem glúten e baixa em calorias.

Nas sábias palavras do seu criador, Exner é uma sidra com borbulha fina, envolvente, meia seca, equilibrada e refrescante. No nariz, intensos aromas, predominando os herbáceos e recordações balsâmicas. Na boca é muito ligeira com um perfeito equilíbrio entre a doçura e a acidez próprias da variedade. Ideal para beber só ou em cocktail. Excelente como aperitivo e, também, para acompanhar pratos salgados, mariscos e queijos.

Dados técnicos:

meia seca/ meia doce

garrafa de 33cl

5,5 ABV

Tasting Notes by The Fellowship of the Cider

Cor: dourada pálida, translúcida, coroa de bolha fina e elegante, carbonatação dócil.

Nariz: maçã intensa, acentuadamente frutado, herbáceo, cascas de maçã.

Boca: entrada muito fresca e frutada, doçura pronunciada, mas equilibrada. O toque claramente herbáceo, mentolado, marca toda a experiência. Saída de boca mais seca.

Aconselhada quer a principiantes quer aos amantes da sidra.

Exner hopped

A Sidra Exner Hopped

A Exner Hopped teve a sua estreia mundial no Restaurante Sidraria Celta Endovélico. Esta nova criação da Finca Gallinal é produzida a partir de 100% de maçãs de sidra de variedades ácidas, levedura de cerveja e lúpulo chinook.

Detalhes de amargor com aromas especiados e notas de pinheiro e ervas.

Apresenta-se como uma excelente opção para os fãs de sidra e de cerveja artesanal, pela originalidade do equilíbrio entre a secura e as notas lupuladas.

Dados técnicos:

seca

garrafa de 33cl

5,5 ABV

Tasting Notes by The Fellowship of the Cider

Cor: Ouro novo, translúcida, coroa de bolha fina e elegante, carbonatação dócil.

Nariz: lúpulo, maçã, frutada, tropical

Boca: acidez ligeira na entrada a abrir para impressões herbáceas, resinosas e lupuladas com uma sensação de boca de malte que se prolonga no retrogosto. Fim de boca seco.

Locais onde podes encontrar Sidra Exner

Estes são os locais giros e acolhedores onde podes encontrar a deliciosa Sidra Exner:

Restaurante Sidraria Celta Endovélico, Porto

Hop Trip Craft Beer Shop, Matosinhos

Cask Beer, Porto

CastleRock, Porto

 

We are the Fellowship of the Cider!

Boas provas! Wassail!

Daniel, Maria e Jaime
Logo Gallinal

Share this post