A Fellowship of the Cider outra vez no SISGA. Nunca é demais!
A Sidraria Gastronómica Celta Endovélico e o Portal da Sidra estiveram novamente presentes no cada vez mais profissional e internacional SISGA 2024, Astúrias.
Os finais de Verão trazem sempre uma alegria renovada: a ida à vibrante cidade de Gijón nas Astúrias para participar em mais um Salão Internacional de Sidras de Gala – SISGA. Organizado pela Fundácion Asturies XXI, esta é já a edição XIV deste festival onde as sidras internacionais são as grandes estrelas.
Participações de Peso.
De entre dezenas de produtores de várias partes do globo presentes, destacaram-se mestres sidreiros de lagares de renome internacional, como é caso da Jaanihanso da Estónia, sobejamente conhecido pelas suas sidras de alta qualidade método tradicional (as Brut, Sec, Doux e Rosé são já míticas) a par das talentosas inovações em embalagens mais jovens e urbanas, como as latas de sidra com ruibarbo e lúpulo.
A Casa Jaanihanso foi, ainda, a grande vencedora deste ano, auferindo prémios em todas as categorias, bem como a gratificante distinção de Melhor Lagar.
A Ilha da Madeira, com as tradicionais sidras Do Massa e Romaria, também premiadas, esteve presente no Salão, sendo reconhecida pela qualidade da sua produção sidreira e pela versatilidade gastronómica que oferece.
Da Letónia, os repetentes Mr. Plume e Abuls apresentaram as suas novas criações. Elegantes, vibrantes e equilibradas marcam o já reconhecido perfil sofisticado das sidras do Báltico. E, naturalmente, levaram prémios para casa.
A Seidar da Escócia é já um clássico nestas andanças. Sidras elaboradas a partir de maçãs filhas de macieiras protegidas pelas paredes de velhos castelos carregados de história e de sabor, apresentam idiossincrasias arrojadas, frutadas e minerais. Sem surpresa, também premiadas.
As irlandesas Stonewell arrecadaram também prémios. Caracterizadas pela sua expressa drinkbility, leveza e dinâmica são sidras que agradam quer a iniciantes quer a consumidores mais experientes.
Tivemos, ainda o privilégio de provar as exóticas sidras do Japão – Fukiware Cidrerie, as quais registaram uma considerável evolução, sendo por isso galardoadas.
Esta maravilhosa palete de aromas, sabores, sensações e emoções, como só o SISGA sabe proporcionar, enchem-nos de possibilidades e inspiração para novas aventuras gustativas no enorme e extraordinário mundo da sidra.
Todas estas marcas podem ser degustadas na Sidraria Gastronómica Celta Endovélico ou adquiridas no Portal da Sidra.
Lay Out do Festival: da Aprendizagem à Festa.
Esta edição pautou-se por um elevado profissionalismo sobretudo a nível técnico. Cerca de uma dúzia de palestras sobre variadas temáticas relacionadas com a sidra, desde métodos de produção ao posicionamento do produto no mercado, tiveram lugar no Museu da Sidra de Nava e no Parque de Exposições de Gijón. Foram memoráveis momentos de partilha e de grande aprendizagem.
Para além de integramos o painel de jurados, assegurámos, também, uma intervenção sobre o nosso novo projecto, a Cider Truck, uma inovadora forma de levar a sidra verdadeira acompanhada de petiscos de inspiração celta, a diversos locais, abordando e sensibilizando o grande público para o consumo desta extraordinária bebida.
Visitas a lagares regadas com sidra natural asturiana devidamente escanceada, petiscos locais e cantorias marcaram todos os serões num convívio, já pouco comum nesta era, entre profissionais e apaixonados da sidra de várias nacionalidades. Porque, nas Astúrias, a festa é mesmo para levar a sério.
Tribo dos Celtas: da Melhor Sidraria a Embaixadores do SISGA
Depois de no ano passado, a Sidraria Gastronómica Celta Endovélico ter sido galardoada com o prémio de Melhor Sidraria, pela incrível variedade de sidras artesanais de alta qualidade que disponibiliza aos seus clientes, este ano fomos, novamente, levados às lágrimas de alegria ao sermos nomeados Embaixadores do SISGA em Portugal.
Este é um compromisso que assumimos com responsabilidade redobrada, zelando pela divulgação e expansão da imagem de qualidade e inovação que este festival representa no mundo das sidras de qualidade.
Aguardamos a próxima edição já a pensar nos abraços aos velhos amigos, na euforia dos momentos de convívio e nas provas de novos produtos que todos os anos marcam este evento sidreiro.
Ate lá, vamos dando notícias das muitas novidades que por aí vêm.
Wassail!